Tipos de óleo e seus impactos ambientais

  Sabemos que nos dias de hoje, o combustível seja qual for ele, é usado de diversas maneiras, seja para abastecer um carro ou até mesmo para gerar energia. Mas o que não sabemos é que todos, de alguma forma, causam impactos ambientais à terra, e por essa questão, vamos mostrar a vocês as características de cada um.        


                                                               Óleo Diesel 

  •     O óleo diesel é constituído basicamente por hidrocarboneto (átomos de hidrogênio e carbono), é um combustível fóssil obtido através da destilação do petróleo. Essa substância se encontra no estado físico líquido, com coloração amarelada, odor característico, além de ser pouco tóxico e inflamável. Após ser processado, é usado como combustível para motores do tipo diesel, em especial nos caminhões, ônibus, pequenas embarcações marítimas, tratores, etc. No Brasil, a Petrobras é a principal   responsável pela  produção e distribuição de óleo diesel e, visando aumentar a qualidade do produto, a empresa desenvolveu o Programa de Evolução da Qualidade do Óleo Diesel, resultando  na diminuição da emissão de poluentes e uma maior eficiência do combustível.   

  • Apesar de bastante eficiente, a intensa utilização do óleo diesel traz diversos problemas ambientais. A queima desse combustível libera gases poluentes na atmosfera, como o monóxido de carbono, óxido de nitrogênio, enxofre, entre outros; esse fator contribui para o processo de aquecimento global. Pretendendo amenizar os danos ambientais causados pela combustão do óleo diesel, pesquisadores desenvolveram um método para misturar biodiesel (de origem vegetal) com o diesel de petróleo, diminuindo,  a emissão de gases poluentes. 



                                                   Combustíveis 

Existem vários tipos de combustíveis e todos, de alguma forma, causam um impacto ambiental na terra. O petróleo, por exemplo, é um combustível fóssil que dá origem a inúmeros outros combustíveis usados em nosso cotidiano, como a Gasolina. Ele é constituído por uma mistura de extrema complexidade de hidrocarbonetos (compostos orgânicos formados por carbono e hidrogênio). No petróleo ainda são encontrados  enxofre, nitrogênio e outros elementos que sofrem combustão e são liberados na forma de gases, que poluem a atmosfera, o solo (impregnação) e todo o meio ambiente, trazendo danos para a natureza e para a própria saúde do ser humano.

  • Querosene

      Também derivado do petróleo a partir da destilação, este líquido é composto por uma mistura de hidrocarbonetos alifáticos (átomos de carbono), sua principal característica  é por possuir um elevado grau de solvência, uma evaporação bastante lenta, além de não dissolver em água. O querosene é muito utilizado para iluminações.

  • Biodiesel 

     O biodiesel é um combustível renovável, pois é produzido a partir de fontes vegetais (soja, mamona, dendê, girassol, entre outros), misturado com etanol (proveniente da cana-de-açúcar) ou metanol (pode ser obtido a partir da biomassa de madeiras). Ou seja, um combustível totalmente limpo, orgânico e renovável. A tecnologia de fabricação do biodiesel está em desenvolvimento avançado no Brasil. A Petrobras possui esta tecnologia e o combustível orgânico já está sendo utilizado em alguns veículos em nosso país. Acredita-se que, para o futuro, este combustível possa, aos poucos, substituir nos veículos os combustíveis fósseis. Será um grande avanço em busca da diminuição da poluição do ar.
    A vantagem do biodiesel é que sua queima gera baixos índices de poluição, não colaborando para o aquecimento global, e a desvantagem  é que se o consumo mundial for em larga escala, serão necessárias plantações em grandes áreas agrícolas. Em países que não fiscalizam adequadamente seus recursos florestais, poderemos ter um alto grau de desmatamento de florestas para dar espaço para a plantação de grãos. Ou seja, diminuição das reservas florestais do nosso planeta. 


     
                              Biocombustível   
Os Biocombustíveis são combustíveis de origem biológica fabricados a partir de vegetais. 
O lixo orgânico também pode ser usado para sua fabricação.
Podem ser usados em veículos (carros, caminhões, tratores) integralmente ou misturados com combustíveis fósseis. Aqui no Brasil, por exemplo, o diesel é misturado com biocombustível. O biodiesel promove uma economia semelhante, mas em veículos de carga.
O material cru do biodiesel tem origem vegetal. Assim, pode ser replantado, considerando O tipo de solo em uso . A vantagem do uso dos biocombustíveis é a redução da emissão de gases poluentes. Também é vantajoso, pois é uma fonte de energia renovável ao contrário dos combustíveis fósseis. 
Porém o plantio de soja, mamona, cana de açúcar, trigo e milho pedem muitas vezes a destruição de florestas para possibilitar maiores áreas cultiváveis, além de ter um alto gasto de água para a irrigação.